0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Nem todo mundo nasceu para empreender. Muitos até o fazem por necessidade, mas não por vocação. Quando resolvi criar este blog, não esperava falar sobre empreendedorismo. E de repente estou aqui escrevendo sobre o assunto e tem muita coisa ainda para escrever. É que quando eu criei o Cadu Ideias, acabei entrando nessa jornada e tendo que me descobrir um empreendedor. Hoje acho importante partilhar as minhas novas descobertas, inclusive com pessoas que podem vir a ser meus futuros clientes. E já que  nos propomos a trabalhar o marketing e a publicidade das empresas que estão chegando, nada mais justo do que falar sobre isso.

Blog do Cadu Ideias Empreender faz parte do seu perfil?

E a primeira coisa que precisamos falar é justamente sobre a definição do que seria empreender. Para chegar a essa definição que eu entendo ser a ideal, eu pesquisei muito: livros, revistas, site s e blogs especializados. Na minha visão, empreender não é apenas criar um negócio.

Empreender é usar aquilo que você tem de melhor para criar algo diferente e que agregue valor para a sociedade em que você vive. É comprometer-se com o projeto, dedicar tempo e esforço, assumindo riscos financeiros e sociais.

Nenhum empreendedor é perfeito e tem todas as qualidades necessárias para fazer um negócio decolar. Já tive clientes “totalmente desenrolados” e clientes tímidos. Uns eram super analíticos, outros nem tanto. Tinha aqueles que portavam uma excelente formação profissional e alguns sem nenhuma formação, mas com um excelente tino para negócios. Já vi muitos perfis de empreendedores.

Não acredito que haja um perfil ideal para empreendedores. Por outro lado tenho convicção que uma qualidade essencial todo empreendedor precisa ter: fazer o que ele faz melhor, e cercar-se de pessoas que tenham qualidades que ele não tem. Um exemplo: Ele pode ser um visionário, mas não entender nada de design. Ele pode conhecer muito do mercado em que deseja atuar, mas não saber patavinas de redes sociais. Então por que não contratar alguém que supra as suas necessidades nestas áreas e cuidar daquilo que ele faz melhor? Empreendedor não perde tempo. Ele precisa ser focado no que faz. Além disso o empreendedor deve ter outras qualidades que são essenciais no ato de empreender. Abaixo citarei algumas.

Empreender passa por tomadas de decisões

Quando alguém resolve deixar de ser empregado e empreender, presume-se que ele traz em si o anseio de ser autônomo. Neste caso ele deseja responder pelas suas decisões profissionais, construindo as regras,  valores e missões da sua empresa. Isso é autonomia. Um empreendedor não pode fugir nem se privar disso. Se a pessoa não gosta de tomar decisões, definitivamente ela deve permanecer como empregado e tirar essa ideia de empreender da cabeça.

O empreendedor precisa se dedicar ao negócio

Há quem pense que dono de empresa não trabalha. Alguns pensam que ele chega quando quer, sai quando quer, nada produz e só faz dar ordens. Pode até ser que exista algum empreendedor assim, mas se existir, ele tem vida curta. O bom empreendedor é o primeiro a chegar e geralmente o último a sair. Se ele chega mais tarde no estabelecimento, é por que estava antes em algum lugar já trabalhando. Não me recordo de um bom empreendedor que durma o tanto quanto deseja. E não faz isso por prazer mas por necessidade e por comprometimento. Ele acredita na sua empresa tem prazer em fazer seu sonho se tornar realidade. Ele não se abala com os problemas que aparecem, por que a sua perseverança é a grande arma para prosseguir.

O empreendedor precisa assumir riscos

Isso eu falo por mim e por todos os empreendedores que eu conheço: todos nós sabemos que uma hora outra, alguma coisa pode dar errada, seja por um erro nosso ou por um fato além das nossas decisões. O fracasso caminha lado a lado com o sucesso. Quando você se decide a ser um empreendedor é preciso entender que todo negócio tem riscos e é preciso aprender a calculá-los e superá-los. Caso algo dê errado, não se pode desanimar, mas seguir firme e fazer disso um aprendizado para acertar.

Precisa fazer algo a mais

São nulas as chances de um negócio dar certo se ele é uma cópia fiel de outro que já existe. Inovar é fundamental. É preciso pensar com criatividade em como resolver problemas como trabalhar o seu produto para se sobressair no mercado, driblar a concorrência, resolver a melhor forma de distribuir e divulgar seus produtos, atrair e relacionar-se com os seus clientes, a resolução de todos os processos internos para tornar o trabalho eficaz… Enfim, é preciso lutar para não ser taxado como “mais do mesmo”.

Bom eu vou parando por aqui, mas gostaria de saber de você: Existem outras qualidades essenciais a um empreendedor na sua opinião? Deixa ai nos comentários ou nas nossas redes sociais.

Até a próxima!
Cadu


Quer continuar este bate-papo conosco? Acesse nossas redes sociais:
:: facebook | ::instagram | ::twitter

Deseja conhecer nosso portfólio?
:: Acesse o nosso site

Quer falar conosco via whatsapp?
(81) 99504-4292

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×