0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A vida do empreendedor realmente não é fácil e quem já iniciou um negócio sabe muito bem disso. E realmente não comum você ver um empreendedor parado. Ele está sempre ocupado ou correndo de lá pra cá, ou daqui pra ali. Isso acaba criando um mito de que o empreendedor não tem vida pessoal. Mas espere um pouco: será mesmo mito? A resposta é sim e não e é justamente sobre isso que este texto trata.

Blog do Cadu Ideias Quero empreender, mas temo de perder minha vida pessoal. E agora?

E quero responder esta pergunta falando um pouco da minha experiência desde que comecei a Cadu Ideias. Este micro empreendimento não tinha a pretensão de ser propriamente um negócio. Mas ele foi acontecendo. Na medida em que as pessoas sabiam dos meus conhecimentos, passaram a pedir ajuda sobre como divulgar melhor os seus empreendimentos.  Por isso no começo era complicado entender que eu precisava parar e cuidar mais da família e até da minha saúde.

Empresários (de todos os portes) trabalham 24 horas por dia, 365 dias por ano, e isso de fato é uma verdade sem exagero. É muito mais cômodo ser um empregado com hora para entrar e sair. É até menos arriscado. Quem é empresário sabe que essa comodidade não existe. Você sempre tem muita coisa para fazer e precisa estar atento a todas as possibilidades que aparecem, inclusive de uma hora pra outra.

Porém trabalhar sem parar não significa que você não terá tempo para sua família, seus amigos, suas atividades lazer e até os seus momentos espirituais. Sim você pode e deve ter uma vida pessoal, ainda que trabalhe mais do que quando era funcionário de uma empresa.

Que empreender e ter tempo? Trabalhe com uma agenda

Desde que passei a trabalhar com uma agenda, minha vida melhorou bastante. O grande problema de ser seu próprio chefe é a administração do seu tempo e uma agenda ajuda muito. Quando você aprende a se organizar e deixa a sua agenda te guiar, sua vida melhora muito. Isso não quer dizer que você vai trabalhar como um funcionário ou que você vai ter todo tempo que sempre sonhou. Mas te garanto que ela vai melhorar muito se você aprender a utilizar uma agenda. Eu uso o Asana conhece?

Estabeleça uma rotina de trabalho

Estabelecer uma rotina de trabalho adequada é desafiante quando você sempre funcionário e teve alguém para fazer isso para você. Por isso é importante ter uma rotina. Ter hora para acordar, comer, fazer exercícios, estar coma família, descansar e dormir é essencial. E uma rotina só funciona quando você aprende que quantidade não significa qualidade.

Não se trata do tempo que você dedica as coisas e pessoas, mas a qualidade e o foco com que você faz tudo. Eu por exemplo vivi uma luta para estabelecer uma rotina para mim. Hoje acordo às 07h00, tomo café e entro no escritório às 7h45. Consulto minha agenda, leio e-mails pessoais, leio e-mails de trabalho e depois foco na agenda. E assim vai até o fim do dia. Isso ajuda pra caramba. Tenha foco e seja ágil, mas respeite o seu ritmo. Para isso eu uso um software muito simples chamado Focus Booster. Ele é uma espécie de cronômetro que avisa os momentos de pausa. E isso me ajuda demais!

Faça uma coisa de cada vez

Realmente não é fácil quando você está disposto a trabalhar com uma agenda e criar uma rotina e de repente se encontra com 1000 coisas para fazer. E o pior é quando as tarefas profissionais se misturam com as tarefas pessoais e com as situações inesperadas que aparecem. Sim, dá vontade de morder o cotovelo. Mas a dica é: mantenha a calma e faça uma coisa de cada vez.

Minha esposa tem um ditado que diz: São Paulo não cabe em Santos. Para quem não sabe, Santos é uma cidade do litoral Paulista que no verão fica repleta de turistas. Parece que todos os paulistanos vão para lá e a cidade para. Às vezes falta água, tem  enormes filas para tudo, trânsito, etc.

Isso acontece por que Santos não tem capacidade de suportar todo mundo que vem de uma vez tirar férias na praia. Da mesma forma, você não pode resolver tudo de uma vez. Você não suporta esse tipo de solução. E o que fazer? Faça uma coisa por vez.

Concentre-se na sua agenda e vá resolvendo o que é mais urgente. Não se preocupe com o que você não está resolvendo. Foque no problema atual até resolvê-lo totalmente. Fuja do conceito de multitarefa. Ele só reduz a sua produtividade.

Aumente a sua produtividade

  • Programe horários específicos para verificar e responder e-mails
  • Priorize sua lista de tarefas
  • Coloque seu telefone em silêncio
  • Saia das mídias sociais (para uso pessoal)

Tenho certeza que só com essas dicas, a sua produtividade aumentará e muito. Certifique-se de que você está trabalhando primeiro nas tarefas mais importantes. E reforço cuidado com as grandes vilãs da produtividade: as mídias sociais.

Cuidado com as redes sociais

Evite usar as mídias sociais de forma pessoal. Só use se for para algo relacionado a trabalho. Marque um horário para isso. Evite se prender a piadinhas, vídeos engraçados e amigos antigos no horário em que tiver trabalhando. Eu por exemplo se não estou fazendo outras coisas, deixo página do Cadu Ideias sempre aberta, O instagram do Cadú Ideias aberto e só. O twitter que é a minha rede social favorita, via de regra eu entro em horários preestabelecidos.

E caso em um determinado momento do seu dia você se pegue “surfando” nas redes sociais, retome o foco e volte ao trabalho. Fazendo isso você certamente conseguirá muito mais tempo para outras atividades.

Até a próxima!
Cadu


Quer continuar este bate-papo conosco? Acesse nossas redes sociais:
:: facebook | ::instagram | ::twitter

Deseja conhecer nosso portfólio?
:: Acesse o nosso site

Quer falar conosco via whatsapp?
(81) 99504-4292

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×