0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O Brasil mudou o seu olhar para as micro, pequenas e médias empresas (também para o microempreendedor individual). Também pudera! Desde 2012 este segmento tem mostrado força, inclusive para superar todo o pessimismo causado pela crise que atravessa o nosso país. Eu como designer gráfico, web designer e administrador de redes sociais tenho que acompanhar este tipo de notícia. Também o faço porque alguns dos meus clientes se enquadram neste tipo de perfil.

Blog do Cadu Ideias A hora e a vez das pequenas e médias empresas

 Alguns dados interessantes sobre as pequenas e médias empresas no Brasil

Então ao longo destes dois anos eu tenho coletado informações sobre o assunto. E como não gosto de passar dados sem confirmar a veridicidade da informação postarei alguns links interessantes. Em 2012, a revista Info Exame afirmou que naquele ano as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 70% dos empregos no país. Achou muito? Então chupa essa manga: No ano de 2015, Empresa Brasileira de Comunicação – EBC afirmou que as Micro e pequenas empresas já geravam naquela época 84% dos empregos do país.

Em março de 2017 a site do PEGN (Pequenas empresas e grandes negócios) anunciou que graças as es pequenas e médias empresas foram criadas apenas em fevereiro 54 mil vagas de emprego, com um aumento de 8,3% com relação a janeiro. A coisa tem sido tão positiva que o governo criou um novo canal para facilitar acesso de pequenas e médias empresas a crédito do BNDES.

Até o microempreendedor individual (MEI) tem condições de obter crédito junto a bancos públicos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, com linhas de financiamento com redução de tarifas e taxas de juros adequadas.

A crise existe? É claro que sim! Só um idiota ou um mal intencionado dizem que não. Porém não é um poço sem saída. O cenário que ai está, tem se desenhado altamente favorável a você que microempresário ou dono de uma empresa de pequeno e médio porte. As grandes empresas perderam muito com a crise. E os novos empresários que estão surgindo, tem a possibilidade de chegar com uma nova mentalidade no mundo empresarial. Mais do que nunca, é preciso um novo olhar para a realidade do seu negócio.

O perfil do empresário das pequenas e médias empresas

O empresário que surge hoje no Brasil, é (e precisa ser), alguém com a cabeça aberta para o futuro que se aproxima sem deixar de olhar para o presente.  Não pode ser afoito ou aventureiro. Mas também não pode ser medroso. Trazendo esta frase para o meu segmento, afirmo que hoje é preciso saber investir tanto na mídia do futuro (redes sociais, marketing digital, etc) como nas mídias tradicionais (faixas, banners, panfletos, brindes), fazendo tudo com critérios e análises coerentes.

O microempresário e a pequena empresa precisam perder o medo de investir no seu negócio e ao mesmo tempo, fugir daquela publicidade cara e ultrapassada que muita gente ainda faz por ai. E a melhor maneira disso acontecer é aprendendo a investir, mensurarndo resultados, melhorando o que não está bom, abandonando o que não deu certo e reinvestindo naquilo que deu certo, abrindo sempre a possibilidade de novas opções de divulgação.

Com isso sua empresa se firma no mercado consolidando não apenas seu nome, mas um serviço moderno e totalmente eficaz.

Agora um alerta. Já dizia um filósofo do futebol conhecido por Nenê Prancha: – O medo de perder, tira a vontade de ganhar. Abandone o medo e avance, pois a hora é agora! Pode ser que quando você resolver investir seja tarde demais e seus concorrentes tenham enfim, dominado totalmente o mercado.

Precisando de material gráfico e digital é só falar conosco. Estamos sempre a dispostos a fazer bons trabalhos para ajudar sua empresa a alçar voos maiores.

Grande abraço e até a próxima!
Cadú


Quer continuar este bate-papo conosco? Acesse nossas redes sociais:
:: facebook | ::instagram | ::twitter

Deseja conhecer nosso portfólio?
:: Acesse o nosso site

Quer falar conosco via whatsapp?
(81) 99504-4292

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×