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Uns chamam de logo, outros de marca. Já os especialistas chamam de logotipo e há ainda quem chame (erradamente) de logomarca. A discussão sobre a nomenclatura correta é grande. Mas o fato é que toda empresa precisa disso se deseja agregar valor ao seu produto e criar no seu público-alvo um conceito específico sobre todo o trabalho que ele deseja desenvolver.

Blog do Cadu Ideias Quer um logotipo impactante? Aprenda com os mestres do design gráfico.

Embora muita gente pense que este serviço é fácil e rápido, um logotipo não é assim tão simples de ser criado. É necessário todo um trabalho por parte do profissional que consiste entre outras coisas em um briefing bem feito, uma pesquisa de mercado, estudo tipográfico, criação do manual da marca, etc . Se você deseja causar uma impressão positiva nos seus clientes com uma marca que agregue valor e conceito, você não deve sair por ai pedindo a qualquer que faça “uma logo” para a sua empresa. Dificilmente o sobrinho (ou micreiro) fará algo impactante que vai atrair pessoas para o seu negócio. Caso você não saiba, um briefing bem feito é o primeiro passo. Não sabe o que isso?

O briefing é o documento que o designer entrega para o você preencher. Nele, devem estar contidas todas as informações relevantes referentes ao projeto, como:

  • Breve histórico da empresa;
  • Informações sobre o produto ou serviço;
  • O que a marca deve passar;
  • Publico alvo;
  • Preferências de cores.

Depois disso é que começa a tarefa do designer gráfico. E para que você tenha uma ideia de como este trabalho requer qualificação, trouxemos dicas de grandes designers do mundo sobre como desenvolver um logotipo impactante.  Essas dicas são boas para você que é cliente e para você que é designer. Confira!

Entenda seu cliente antes sair criando um logotipo qualquer

Su Mathews Hale, da Lippincott diz que a primeira coisa a fazer é conhecer o cliente e o seu mercado. “Um designer deve fazer muita pesquisa para saber em que terreno está pisando. Isso é primeiro  o trabalho que um designer deve fazer para entender o negócio. E do começo ao fim do processo de criação é imprescindível manter seu cliente na mente.”

Por sua vez Andreas Karl da Karl Design, afirma que a pesquisa de mercado, dos logotipos da concorrência e do público alvo ajudam você a fazer, ou não fazer algo: “Pesquise muito antes de ir para o papel e veja o que outros designers gráficos já fizeram antes. Isso te impedirá de criar cópias e de seguir ideias que já existem”.

Chad Michael, da Chad Michael Studio diz:

“Não imite nada que os outros estão fazendo, a menos que você esteja evoluindo para torná-lo seu. Seja ousado e arrisque. Lembre-se, grandes logotipos contam uma história. “

Papel antes do PC:

Os especialistas garantem que o bom velho sketch ainda é o melhor pontapé para criar um logo inesquecível. “O designer deve começar com lápis para papel e não saltar diretamente para o computador. Ele deve ter tudo resolvido antes de começar a executá-lo. Deve fazer pesquisas tipográficas e usar fontes corretas para o perfil da empresa”. Quem diz isso é Felix Sockwell um dos grandes ilustradores dos Estados Unidos.

Por sua vez Su Mathews Hale afirma:

“Faça um esboço em preto e branco primeiro; É mais fácil ver se uma ideia é forte sem que as cores e gradientes atrapalhem você.”

Simplicidade é tudo!

Os melhores logotipos são os mais simples. Quanto mais detalhes mais complicado fica para utilizar em locais variados. Veja os logotipos de empresas como Nike, Apple, Mercedes Benz, CocaCola e pergunte-se “O que torna esses logotipos tão bons?” Questiona Andreas Karl. Já Emily Oberman da Pentagrama afirma: “O designer deve esforçar-se na busca da clareza e da simplicidade com um pouco de inteligência”.

“Não tente contar toda a história da marca em um logotipo. Quanto mais simples for, mais memorável se torna.” (Yo Santosa, da Ferroconcrete)

Seja original

É preciso entender o que é uma referência e o que é um plágio.  Não saia por ai copiando tudo de todo mundo e nem deixe o designer que vai montar a sua marca fazer isso. “Se os designers forem para a direita, convide o seu designer a pegar a estrada da esquerda! Criar bons logotipos não tem nada a ver com as tendências.” Diz Andreas Karl.

“Um logotipo bem-sucedido pode significar muitas coisas, mas eu diria que sempre tente o seu melhor, tente ser único, tente ser inteligente, tente alcançar esse efeito incrível”. Alex Tass um dos melhores designers da nova geração.

 Viu como não é tão simples? Em média, um designer leva cerca de uma semana para esboçar um projeto. Portanto  desconfie dos apressadinhos e contrate um bom designer na hora de montar o logotipo da sua empresa.

Até a próxima!
Cadu


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