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Não é difícil encontrar e conseguir seguidores para as suas mídias sociais. Há uma série de técnicas e abordagens que uma marca pode usar (muito embora nem todas sejam legais) para trazer pessoas para sua página ou ig. Muitas empresas gastam muito com isso. Algumas redes sociais são mais fáceis que outras. Hoje o facebook é uma das mais difíceis, seja pela grande disputa de mercado, seja pelas regras que o próprio facebook tem para que as empresas nesta busca não invadam a privacidade das pessoas. E em se tratando de facebook, a minha opinião é a seguinte: manter os seguidores da sua página é tão ou mais importante do que atrair novas pessoas.

Blog do Cadu Ideias Como manter seguidores no facebook?

Hoje o Facebook é uma das redes sociais mais incríveis do mundo, seja pela quantidade de membros, seja pela sua estrutura. Eu digo que o seguidor do facebook quando segue uma marca, é “amor de verdade”, ao passo que em outras redes, o que existe é uma paixão que vem e vai. Os seguidores do facebook, quando engajam, se tornam superfãs da sua marca, e além de consumir seu produto, se tornam canais de divulgação gratuito, trazendo ainda mais seguidores para você. Por isso é essencial cativá-los através de um relacionamento frequente.

No entanto, o que muita gente esquece disso. Não basta conseguir novos seguidores sem cativar todos os que já estão na página, haja vista que o botão de “descurtir” é logo ali pertinho. Separei algumas dicas para você entender o processo de fidelização de clientes. Confira!

1. Por que seu cliente segue sua empresa?

Se você acha que o seu cliente te segue só para comprar os seus produtos, você está redondamente enganado. Alguns seguidores são amigos e parentes e muitos deles sequer são ligados ao seu nicho de mercado. Te seguem por consideração e para dar aquela “energia positiva” para a sua empresa. Outros te seguem por que entendem que você é um especialista em uma determinada área e querem ouvir o que você tem a dizer, não necessariamente consumindo seus produtos. Outros ainda estão em busca de informação e conteúdo e querem saber o quão útil você pode ser para ele.

Por isso a primeira dica é: não encha sua página de anúncios. Não queira vender apenas. É essencial que você perceba o que o seu seguidor procura e dê isso a ele. Ele precisa de dicas? De motivação? De conhecimento? É isso que seu conteúdo precisa ter.

2. Interaja sempre com seus seguidores no facebook. Mas sempre mesmo!

Quando você posta algo na página da sua empresa, bacana de vez em quando comentar com o seu perfil pessoal. Tente interagir com o seu público fazendo perguntas (às vezes perguntas que você já sabe a resposta). Estimule o diálogo. Marque amigos e faça comentários que liguem esse amigo a postagem.

3. Poste sempre

Não vale a pena postar três ou quatro vezes ao dia. Sua página precisa respirar e seus seguidores precisam ver o que você tem postado. Eu recomendo aos meus clientes o mínimo de duas postagens por semana e o máximo de cinco. Houve um tempo em que muitos especialistas recomendavam até quatro postagens na semana, mas devido as recentes mudanças do facebook esse limite não procede mais. No entanto não adianta postar por postar (isso veremos no próximo tópico). No caso das redes sociais a qualidade precede a quantidade. E no caso de você ter mais de dez mil seguidores, o conselho é postar todos os dias e se possível duas vezes. Mas acima de tudo é essencial ter uma frequência com dia e hora estabelecida, usando os melhores dias e horários para fazê-lo. Com o tempo seu seguidor se acostumará com seu ritmo, e assim começará a interagir.

4. De qualidade as suas postagens

Não poste por postar. Como eu disse acima, a qualidade precede a quantidade. Evite postar produtos. Poste como usá-los e seu público se aproximará de você. Programe um conteúdo interessante para seus seguidores, sem fugir da temática do seu mercado. Entenda que quanto mais qualidade você der as suas postagens, mais os seus seguidores se manterão colados em você.

Curtiu as dicas? Então que tal colocá-las em prática a partir de agora? Deseja um profissional para cuidar das suas redes sociais? Então fale conosco!

Até a próxima!
Cadu


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