0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem.

Blog do Cadu Ideias Identidade visual: Por que você precisa disso?

A identidade visual é uma das ferramentas usadas pelos empresários para valorizar o negócio. Para que você possa ter uma ideia, empresas investem verdadeiras fortunas para montar a sua identidade visual. Como exemplo, uma empresa de Pet Shop em São Paulo, investiu cifras que giram em torno de R$ 30 mil em marketing visual. A cifra pode parecer absurda, mas atualmente a empresa fatura os mesmos R$ 30 mil por mês e seus donos dizem com alegria que em 2013, o negócio já vale 50% a mais que valia antes.

Não é apenas uma logo: Você precisa de uma identidade visual

A confecção da sua marca (conhecida popularmente como logo ou logomarca) é a assinatura institucional da empresa. Porém se engana quem pensa que é apenas um “desenhozinho” que você coloca na porta da sua empresa. As pessoas pensam que basta isso para que a sua identidade visual esteja completa. Ela deve ser estabelecida através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca onde quer que você precise usá-la. Como exemplo temos: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).

Contrate um designer: Vale muito a pena!

Aliás esta é a razão de você contratar um designer gráfico em vez de um amador ou aventureiro. A identidade visual não se resume a um “desenhozinho” ou a um “nome com letras diferentes”. Enquanto o aventureiro faz um desenho de um martelo para representar sua empresa de reformas, o designer vai trabalhar em cima de conceitos como:

  • A cultura da empresa
  • O seu posicionamento no mercado
  • A imagem perante o público
  • Objetivos
  • Foco
  • Missão

A identidade visual se expressa nas peças publicitárias da empresa, que precisam ter a mesma característica. O mesmo conceito que define o seu logotipo, define o cartão de visitas, o site, os folhetos, ímãs, canetas, timbrados e etc.

Por isso, é necessário muito cuidado a criar cada um desses itens, afinal, você quer que a primeira impressão que a pessoa tenha a ter contato com sua marca seja a melhor possível.

Uma identidade visual bem-feita da sua empresa faz ela se destacar dentre as demais. Com isso a sua empresa ganha em credibilidade e atrai novos consumidores. E mais: quando feita da forma correta, ela evita que o consumidor confunda a sua empresa com seu concorrente.

Aqui em Cadu Ideias, criamos toda a identidade visual da sua empresa. Partimos da criação da sua marca, até todas as peças gráficas e digitais. Tudo em constante conversação com o cliente, para que o produto final o que você precisa, e o que seu cliente gosta.

Entre em contato conosco e marque um horário. Estamos prontos a atender você!

Abraço e até a próxima!
Cadu

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×