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Quando se fala em rede social, a palavra chave é envolvimento. Uma outra palavra é engajamento, porém no frigir dos ovos, as duas coisas significam a mesma coisa. E é importantíssimo que este conceito entre na sua cabeça de todo jeito. E por que?

Blog do Cadu Ideias Você entende o conceito do envolvimento?

Lembre como eram as ofertas da sua infância

Se você tem 40 anos ou mais, deve ter observado que o conceito de informação mudou. Antigamente quando alguém queria vender um produto, divulgar um serviço ou simplesmente transmitir uma informação, esta pessoa se dirigia a um meio de comunicação social (televisão, rádio ou jornal) e aquela informação era veiculada. Por outro lado, a pessoa que recebia esta informação (assistindo a televisão, ouvindo o rádio ou lendo jornal) não tinha como demonstrar sua apreciação. A empresa divulgadora não tinha como saber se você havia gostado ou não.  Não era assim que funcionava?

Nos tempos atuais o envolvimento é fundamental

Hoje os tempos são outros. Quando alguém nos envia uma informação, é possível saber imediatamente se o cliente gostou ou não. E mais: é possível saber como o cliente está utilizando seu produto, se está se dando bem com ele ou não e como aperfeiçoar o seu uso. Também é possível ver suas reclamações, queixas, sugestões e dúvidas. Por outro lado, é possível também ver o cliente elogiar você ou seu produto para muita gente por meio do seu facebook ou instagram. Você consegue ter a noção do alcance do seu trabalho de divulgação fazendo isso.

Como é positivo quando após um serviço ou produto bem utilizado um cliente “posta” uma foto ou um depoimento favorável a você não é mesmo? E como muitas vezes a partir de uma crítica construtiva você pode melhorar seu produto ou serviço, fazendo com que o seu produto seja melhor no futuro? Isso é envolvimento, interação e participação. E quando você responde seu cliente, esse envolvimento (ou engajamento) só aumenta. De seguidor ele vira um fã. De fã ele se transformará em super fã. Dai em diante ele será mais um divulgador dos seus serviços!

Mudança de paradigma

O grande desafio das pessoas que desejam usar das mídias sociais para divulgar seus produtos e serviços, é basicamente:

1. Mudar a sua mentalidade, percebendo que a informação não é mais “impositiva”, mas “interativa”;
2. Encontrar um caminho para criar postagens interativas, que possibilitem a participação dos seus seguidores.

É óbvio que você precisa mostrar seu produto na página. A questão é que não pode ser só isso. Ninguém quer ver uma página só com anúncio de produto. Quando você só mostra “produto”, “promoção”, “desconto”, “oferta”, etc… Você não propicia um envolvimento. Agora quando você é dono de um supermercado e põe em sua página uma receita de um bolo, e no fim da postagem você diz que todos os ingredientes estão a venda em seu supermercado, você sutilmente convida a pessoa a visitar seu estabelecimento.

E pense comigo: Quantas donas de casa não visitarão sua página para pegar as boas receitas que você indica? Quantas não marcarão as amigas? Quantas não postarão um comentário positivo?

E termino esta postagem com uma pergunta: Quais são os assuntos mais interessantes que podem ligar seu produto ao seu público facilitando a interação?

Abração do Cadú

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